Terceira baixa: Ricardo Couto abandona Porto Canal em lágrimas ao fim de 14 anos

Ricardo Couto anunciou que deixa o Porto Canal visivelmente emocionado. O apresentador estava na estação desde a sua fundação e a sua saída sucede às de Júlio Magalhães e Ana Guedes Rodrigues.

13 Mar 2021 | 20:20
-A +A

Ricardo Couto está de saída do Porto Canal. Na estação desde a sua fundação, em setembro de 2006, o apresentador anunciou, esta sexta-feira, em lágrimas, que deixa o projeto em que se popularizou junto do público.

Foi no final da última emissão do programa “Juntos em Casa”, ao lado de Débora Sá, que Ricardo Couto surpreendeu os telespectadores do Porto Canal com a oficialização do adeus à estação. Depois de ter sido surpreendido com um conjunto de imagens suas ao longo dos últimos 14 anos, o apresentador ficou visivelmente emocionado e, com a voz embargada, comunicou a sua saída.

“Pelas imagens, percebemos que eu me divirto a fazer isto. Não é possível agora, haverá outras possibilidades. Quero só agradecer muito à família e aos amigos pelo apoio e agradecer a todos os colegas. E, quando falo de colegas, falo em todos. Sejam apresentadores ou não, para mim, sempre tiveram o mesmo tratamento. Todos fazem parte de uma equipa e, quem está atrás [das câmaras], faz se calhar mais do que nós que aqui estamos. Nós divertimo-nos, como viram”, disse Ricardo Couto.

 

Ricardo Couto emocionado: “Não é um adeus, é um… Sei lá o que é…”

 

O comunicador agradeceu ainda “a todos os diretores” que lhe “deram oportunidades fantásticas de trabalho”. “E, sobretudo, aos telespectadores, que sempre me trataram tão bem e com tanto carinho. Não é um adeus, é um… Sei lá o que é… É um até já”, atirou.

Informando que o seu “percurso no Porto Canal termina em breve”, o apresentador tentou fundamentar a sua saída da estação detida pelo FC Porto. “Há uma linha condutora que passa mais pela informação – é uma aposta – e eu sou entretenimento. Puro e duro, como, de resto, perceberam. Só isso, nada mais. Nada contra. Felicidades, sucesso. Estarei a torcer por todos, naturalmente, e a pensar num futuro. Eu tenho de ser feliz a trabalho e é isso que pretendo continuar a ser. Só isso“, salientou, com os olhos marejados de lágrimas.

Minutos depois, Ricardo Couto resumia a questão numa mensagem partilhada nas redes sociais. “Está concluído o último programa que apresentei no Porto Canal. Em breve darei notícias, mas quero já aproveitar para agradecer a todos os que me foram acompanhando ao longo destes anos. Agradecer à família e amigos pelo apoio e, profissionalmente, agradecer aos diretores que me deram oportunidades incríveis, aos meus colegas que me foram aturando, colaboradores e convidados, mas sobretudo agradecer aos telespectadores que me fizeram crescer e que sempre fizeram o favor de me acarinhar”, escreveu. “Muito obrigado e até já”, rematou.

 

Ricardo Couto é a terceira grande baixa no Porto Canal em dois meses

 

A renovada grelha de programação do Porto Canal, que começa a ser apresentada ao público na próxima segunda-feira, 15 de março, aposta menos no entretenimento e mais na informação, nomeadamente a regional. Acontece dois meses depois da saída de Júlio Magalhães do cargo de Direto-Geral. Com o surpreendente adeus de Juca, Manuel Tavares ficou como Administrador Executivo e Francisco De La Fuente como Diretor de Programas de Entretenimento do Porto Canal.

Ana Guedes Rodrigues, que chegou a ser Diretora de Informação, a convite de Júlio Magalhães, deixou a estação no mesmo mês. Foi, entretanto, contratada pela RTP para apresentar os serviços noticiosos do final de tarde da RTP3. Estela Machado fez o percurso inverso, deixando a estação pública para ser Diretora-Adjunta de Informação do Porto Canal. Esta área de programação é liderada por Tiago Girão desde fevereiro de 2019.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: reprodução redes sociais
PUB