Telescola: Eurodeputado acusa RTP de transformar «alunos em cobaias do socialismo»

Está instalada mais uma bronca em torno da telescola. Desta vez, está em causa uma aula de História e Geografia de Portugal na qual surge Rui Tavares, ex-líder do partido Livre.

04 Mai 2020 | 15:15
-A +A

O #EstudoEmCasa, as aulas transmitidas pela RTP Memória, têm sido terreno fértil para comentários nas redes sociais, sketches de humor e até debates. Mas, pela primeira vez desde o arranque, a 22 de abril, surge a primeira polémica política. E está relacionada com uma aula de História e Geografia de Portugal para o 5º e 6º anos.

Na referida aula, que pode ver na íntegra aqui, conduzida por duas docentes, é abordada a Exposição do Mundo Português, levada a cabo por Salazar durante o Estado Novo. As professoras recorrem a um documentário do site RTP Ensina, chamado Retratos da Exposição do Mundo Português, onde são mostradas várias imagens da referida exposição.

Neste excerto, gravado em 2018, surge Rui Tavares que, além de fundador do partido LIVRE, é historiador.  A aula foi transmitida a 24 de Abril mas só agora surge o assomo de indignação de Nuno Melo. O eurodeputado do CDS-PP acusa Rui Tavares, através da telescola, de transformar «alunos em cobaias do socialismo».

«Entre tantos, Rui Tavares foi escolhido para a tele-escola, destilando ideologia e transformando alunos em cobaias do socialismo. Nem disfarçam. Uma aviltante e ignóbil revolução cultural em marcha que pais sem recursos não podem evitar. Política travestida de educação. Miséria», escreve Nuno Melo.

Nuno Melo insinua no post que o fundador do partido LIVRE terá sido escolhido para lecionar no #EstudoEmCasa, Algo que já foi desmentido por Rui Tavares. O historiador já respondeu ao eurodeputado do CDS-PP, esclarecendo que não só não foi escolhido para integrar o corpo docente do #EstudoEmCasa como não teve nada a ver com a escolha do documentário exibido na referida aula.

 

Comentário gera indignação mas também apoio

O comentário de Nuno Melo está a gerar controvérsia. Muitos são os que criticam o eurodeputado mas também há quem o apoie.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Reprodução RTP

 

Veja mais:
Audiências: Estreia da nova telescola bate Cristina Ferreira e toda a concorrência!
#EstudoEmCasa: Nova telescola já começou e a internet não está a saber lidar
PUB