Simone de Oliveira emociona-se na TVI ao recordar marido: «Continuo a deixar a luz acesa»

Simone de Oliveira garante que continua a deixar uma luz acesa em homenagem a Varela Silva. Em conversa com Manuel Luís Goucha, assumiu ainda que crê num reencontro com falecido ator.

31 Dez 2019 | 15:30
-A +A

A relação com Varela Silva durou 23 anos e Simone de Oliveira não tem dúvidas quando afirma que foi o grande amor da sua vida. O consagrado ator morreu, vítima de doença prolongada, a 15 de dezembro de 1995, uma data assinalada recentemente e que a decana artista recordou, na manhã desta terça-feira, no programa da TVI Você na TV!.

«Não tem sido uma fase em que eu esteja muito alegre ou muito bem-disposta», confessou a voz de canções como Sol de Inverno e Desfolhada Portuguesa, com as quais representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1965 e 1969, respetivamente.

A continuar a habitar na casa que partilhava com Varela Silva, à qual chama de seu «pombal», Simone de Oliveira foi, depois, questionada pelo apresentador Manuel Luís Goucha sobre se continua com um hábito ganho aquando da morte do marido.

«Continuo a deixar a luz acesa», anuiu Simone de Oliveira, baixando a cabeça e fazendo uma pausa. E continuou: «Ele partiu quando eu fiz a minha primeira telenovela [Roseira Brava, RTP1] e, como já estava muito doente, dizia-me: ‘Ó Cantigas, deixa-me uma luz acesa’. Na primeira vez em que, já ele não estava cá, cheguei a casa e não vi aquela luz, disse para os meus santos: ‘Não’.»

Atualmente com 81 anos, a conhecida artista mantém esta tradição. «Até hoje a luz fica sempre acesa. E se, por qualquer razão, me esqueço, entro em casa e peço desculpa: ‘Ó meu velho, desculpa’. Faço sempre isso», assumiu, visivelmente emocionada.

 

O reencontro noutra dimensão

 

De energia revigorada e a postos para voltar ao teatro no próximo ano, na pele da falecida atriz Palmira Bastos, no musical que vai dignificar a vida de Laura Alves, Simone de Oliveira acredita num reencontro com Varela Silva.

«Vou [encontrá-lo]. Acredito», respondeu a Manuel Luís Goucha, que a questionou sobre a forma como o ator a irá receber. «Ó mulher! Tu fizeste cada coisa, deste cada resposta!», simulou a estrela da música portuguesa.

 

VEJA TAMBÉM:
Simone de Oliveira implacável: «Se a minha mãe morrer agora, mato-te!»
Bárbara Branco não contém lágrimas com surpresa (em direto) de Simone
Simone recebe Prémio Carreira e Prestígio: «Muito obrigada, Portugal!»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
PUB