RTP, SIC e TVI implementam medidas preventivas contra o coronavírus

Com o número de portugueses infetados com o novo coronavírus a aumentar de dia para dia, os principais canais generalistas adotaram medidas de prevenção para evitar possíveis contágios.

10 Mar 2020 | 14:44
-A +A

O mesmo comunicado, adaptado a cada canal, chegou às redações à mesma hora: RTP e TVI ficam sem público nos seus programas diários já a partir desta quarta-feira, dia 11 de março. Esta é uma das «algumas medidas preventivas para evitar a propagação de possíveis contágios por coronavírus» que as estações de televisão anunciaram na nota enviadam às 14 horas, «na sequência das informações e recomendações veiculadas pelas autoridades de Saúde em Portugal».

Assim, a partir desta quarta-feira, os programas Praça da Alegria (apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel) e A Nossa Tarde (Tânia Ribas de Oliveira), da RTP1, e Você na TV! (Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha, este último de férias) e A Tarde é Sua (Fátima Lopes), da TVI, «deixarão de contar com a presença de público em estúdio nas suas emissões».

 

 

«Novas medidas relacionadas com outros conteúdos e programas estão a ser avaliadas e poderão ser tomadas e comunicadas oportunamente», anunciam os dois canais numa missiva enviada separadamente, mas que pode ter sido consertada em conjunto.

Este comunicado surge no mesmo dia em que Cristina Ferreira anunciou, em direto, n’O Programa da Cristina, que também o seu formato será alvo desta medida. A TV 7 Dias sabe que também o programa Júlia, conduzido por Júlia Pinheiro, será alvo desta ação cautelar. Ambos com efeito também para 11 de março. Segundo conseguimos apurar, está a ser medida a temperatura corporal a todas as pessoas envolvidas nos programas diários da SIC.

«As pessoas que estão a assistir aqui hoje são umas sortudas, porque são as últimas a assistir ao nosso programa em estúdio antes de as medidas de prevenção começarem a ser implementadas. Isto é para que haja menos gente neste espaço, onde são feito vários programas de televisão. Esta é uma medida de proteção que adotamos para evitar possíveis contágios», explicou a apresentadora.

 

Dança com as Estrelas com medidas preventivas

 

Numa altura em que já estão confirmados em Portugal 41 pessoas infetadas com o Covid-19, que se vêm juntar aos mais de 110 mil diagnosticados em todo o Mundo, a mais recente gala de Dança com as Estrelas já contou com medidas para prevenir potenciais contágios.

A primeira aconteceu logo à chegada ao local onde é feito o programa da TVI, nos estúdios da Plural Entertainment Portugal, em Bucelas. À entrada para o cenário do talent show, apresentado por Rita Pereira e Pedro Teixeira, foi medida a temperatura corporal a todas as pessoas que entraram em estúdio. Tal foi comprovado pela própria TV 7 Dias no local. A TVI confirmou-o. «Os bombeiros estiveram no local para ver se as pessoas tinham ou não febre», disse-nos fonte oficial do canal de Queluz de Baixo.

 

 

A nossa revista teve acesso a uma imagem que indica que esta não foi a única providência tomada pela produção do programa, entregue à EndemolShine Iberia. Na sala de maquilhagem e cabelo, foi anexado um aviso com um pedido. Nele, podia ler-se: «Para evitar a propagação de vírus pela proximidade corporal, permaneceremos em silêncio. Obrigado.»

Fonte oficial do canal disse que esta medida preventiva «não faz sentido». «É um absurdo. Só pode ser uma brincadeira. Foi claramente alguém que fez uma brincadeira», insistiu, quando confrontada pela TV 7 Dias com a existência de uma imagem que prova a mensagem.

Contactada pela TV 7 Dias, outra fonte oficial da TVI confirmou que, à semelhança de muitas empresas no nosso país, «existe um plano de contingência no grupo Media Capital», ao qual pertence a TVI e a Plural Entertainment Portugal.

A mesma fonte adiantou apenas que «todos os trabalhadores» do grupo que tutela a estação de Queluz de Baixo receberam um e-mail com um «comunicado» no qual se podem ler todas as diligências para prevenir a infeção do Covid-19. Cuidados esses que têm sido, de resto, propagados pelo próprio governo português.

 

VEJA TAMBÉM:
Coronavírus: RTP cancela evento por recomendação do Ministério da Saúde e da DGS
Maria Botelho Moniz diz adeus à SIC e é ignorada no Passadeira Vermelha
TVI anuncia novas caras do Big Brother! E uma delas vem da RTP!

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
PUB