“A Federação é culpada nesta situação”: Nuno Luz reage à saída de Fernando Santos

Nuno Luz manifestou-se sobre a saída de Fernando Santos da seleção nacional e não escondeu a sua revolta durante um direto na SIC Notícias: “A Federação é culpada nesta situação”.

18 Dez 2022 | 19:50
-A +A

Nuno Luz foi um dos enviados da SIC / SIC Notícias para acompanhar a seleção portuguesa durante o Mundial do Qatar. Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, o jornalista entrou em direto para o bloco informativo e aproveitou o momento para lançar várias críticas à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e nem o nome de Cristiano Ronaldo escapou.

As bocas surgiram no ‘rescaldo’ da saída precipitada do selecionador nacional, Fernando Santos, que estava há oito anos no órgão dirigente do futebol em Portugal e tinha contrato até 2024 no órgão dirigente do futebol em Portugal, que surgiu após a derrota de Portugal frente a Marrocos e provocou a eliminatória da equipa das quinas. Nesse contexto, o rosto da estação de Paço de Arcos deu exemplos do tratamento da FPF para com os jornalistas durante o torneio internacional de futebol masculino.

“Primeiro: o Cristiano Ronaldo decidiu romper com o Manchester United, anunciar e pensar no seu futuro pensando apenas nele, decidiu em determinada data tendo consequências sempre com aquilo que ia acontecer no Campeonato do Mundo. Isso é inevitável, e quando toma essa decisão a poucos dias de começar o Mundial sabe à partida que isso tem sempre consequências para a Federação”, começou por referir.

“Segundo ponto: a Federação é culpada nesta situação! Erro crasso da seleção e da Federação que tem mil cuidados com os jornalistas, esconde informação aos jornalistas, que não divulga – vou dar exemplos – um pormenor como o treino, quem vai falar na conferência de imprensa, só diz a 5 minutos de começar uma conferência de imprensa. Isto é uma coisa impensável, mas isto é a realidade que acontece com a Federação Portuguesa de Futebol”, continuou Nuno Luz.

“É a própria Federação que arranja esta polémica!”

E Nuno Luz não se ficou por aqui e prosseguiu com as farpas à FPF.  “No dia que começa o estágio põe um vídeo do Cristiano Ronaldo com o Bruno Fernandes e arranja uma polémica enorme. É a própria Federação que arranja esta polémica!”, disse e acrescentou: “As coisas foram piorando [com os jornalistas]… A Seleção chama o Cristiano Ronaldo para falar aos jornalistas não informando os jornalistas portugueses, não dizendo que vai falar o Cristiano Ronaldo, proibindo e evitando que determinados jornalistas façam perguntas na conferência de imprensa – isto é verdade o que estou a dizer – para controlar a informação. Quando uma Federação faz isto, é grave! E, portanto, tudo isto, que tem de ser dito e que as pessoas têm de saber, acontece e aconteceu neste Campeonato do Mundo”, finalizou o jornalista da SIC.

Fernanda Câncio troca insultos com Nuno Luz 

Fernanda Câncio e Nuno Luz trocaram fortes insultos nas redes sociais. Este último foi o enviado da SIC para acompanhar o Mundial no Qatar, mas a escolha da estação de Paço de Arcos não agradou a jornalista do Diário de Notícias. As críticas fizeram-se se ouvir no passado dia 18 de novembro.

“Já não chegava a m**da do Mundial ser no Qatar, tinham de mandar o Nuno Luz desfiar a sua costumeira parolice entrecortada e deixá-lo horas a dizer coisas como ‘a hora aqui é diferente’”, escreveu Fernanda Câncio na rede social Twitter sobre o colega que esteve no país peninsular árabe na companhia de Nuno Pereira, onde relatou o dia-a-dia da equipa portuguesa.

A farpa incomodou Nuno Luz, que ripostou recordando a polémica relação de Fernanda Câncio com o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates: “Poderia começar a falar de mandar o motorista do senhor primeiro-ministro [José Sócrates], pago por todos nós, ir do Alentejo a Lisboa para arranjar o seu computador ou do apartamento do Chiado ou daquilo que usufruiu, mas é melhor falar só da diferença horária. Mas isso é mesmo parolice”. Tal boca levou Fernanda Câncio a responder. “Esta conta é verdadeira? É um tipo com a chancela da SIC Notícias que responde com calúnias do Correio da Manhã, ao nível do troll mais rasteiro, a uma apreciação do seu trabalho? Acho-te péssimo, acho-te lamentável como jornalista. De ti como pessoa não tinha opinião: agora tenho. És um pulha”, afiançou a jornalista.

Leia ainda: É o adeus: Fernando Santos abandona a Seleção Nacional

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais 

 

PUB