Num ano, Cristina fez mais do que a concorrência junta. E a pior audiência, quando foi?

No dia em que O Programa da Cristina celebra o primeiro aniversário, a TV 7 Dias faz as contas e analisa o impacto que a chegada de Cristina Ferreira às manhãs da SIC teve no canal e na concorrência.

07 Jan 2020 | 9:50
-A +A

Sete de janeiro de 2019. Era dado o pontapé de partida d’O Programa da Cristina e a sua apresentadora, então a postos para o seu maior desafio profissional depois de 16 anos na TVI, estava longe de imaginar a tamanha repercussão que a sua presença nas manhãs da SIC iria tomar no panorama televisivo português.

Líder na emissão inaugural, Cristina Ferreira agarrou esse título e não mais o largou. Os resultados são inequívocos. Dados compreendidos entre 7 de janeiro de 2019 e 3 de janeiro de 2020 indicam que O Programa da Cristina encerrou o primeiro ano de transmissão com uma audiência média de 415,9 mil espectadores, o equivalente a 28,3% de quota de mercado.

O melhor mês para o matutino da estação de Paço de Arcos foi o de estreia, com uma média de 501,7 mil espectadores e 34,7% de share em 19 emissões. Por outro lado, o mês mais negro para a malveirense foi o de outubro (e não num de verão, como seria expectável, devido ao menor consumo televisivo que normalmente se observa naquele período), em que fechou com 377,1 mil espectadores e 29,2% de quota de mercado.

 

Percorra a galeria para ver alguns dos visuais mais marcantes de Cristina Ferreira.

 

Ainda assim, nem com estes valores a concorrência fez sombra a Cristina Ferreira. Aliás, a média anual dos matutinos dos principais canais generalistas é bastante clara em relação a esta questão: O Programa da Cristina registou uma audiência superior ao somatório do registado por Você na TV! e Praça da Alegria.

No mesmo período de emissões, o programa de Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha, na TVI, foi acompanhado, em média, por 236,2 mil espectadores (16,2% de share). Por sua vez, o matutino conduzido por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, na RTP1, registou uma média de 171,2 mil espectadores (12,5%).

De frisar que a recolha de dados relativos ao primeiro canal estatal não inclui a análise de julho e agosto, uma vez que, durante esse período, aquele horário foi preenchido por outras ofertas programativas.

 

O melhor e o pior O Programa da Cristina

 

Vamos a outros dados. A melhor emissão d’O Programa da Cristina no último ano deu-se a 5 de maio, quando Cristina Ferreira recebeu na sua casa o primeiro-ministro, numa manhã que ficou marcada pelo momento em que António Costa confecionou uma cataplana de peixe.

Por outro lado, a pior audiência foi registada a uma segunda-feira, 13 de maio, quando a apresentadora foi a terceira opção do público naquele horário. Mas Cristina Ferreira não perdeu para Goucha e Maria nem para Jorge e Sónia. Isto porque, naquela manhã, tanto a RTP1 como a TVI transmitiram, em direto do Santuário de Fátima, as cerimónias de celebração da aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Naquele dia, em média, 317 mil espectadores foram fieis à SIC, enquanto 331 mil estiveram sintonizados à TVI e 385 mil à RTP1. A liderança, excecionalmente, coube à estação pública.

 

VEJA TAMBÉM:
Um ano de O Programa de Cristina com algumas reviravoltas!
5 Para a Meia-Noite regressa em grande com… Cristina Ferreira
Herman José em entrevista à TV 7 Dias: «Cristina é um mata-borrão»

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais
PUB