Marcelo Rebelo de Sousa vai ficar internado

A cirurgia ambulatória à hérnia umbilical a que foi sujeito de urgência correu bem, mas o presidente vai ficar internado

29 Dez 2017 | 10:59
-A +A

Eduardo Barroso, médico do hospital Curry Cabral, em Lisboa, falou há minutos sobre o estado de saúde de Marcelo Rebelo de Sousa e sobre a situação que o levou hoje de manhã de urgência à unidade hospitalar.

«Deu-se a coincidência de que ontem estivemos a preparar tudo para a operação de dia 4 de janeiro, a uma pequena hérnia umbilical [que seguindo a presidência da república já estava marcada há algum tempo]. Hoje de manhã, o doutor Daniel Matos [médico da presidência] telefonou-me, ele tem muita experiência em patológicas presidenciais, e o que era uma hérnia umbilical normal transformou-se numa hérnia que encarcerou ou estrangulou e pedia uma intervenção de urgência, uma pequena recessão do intestino», disse.

Apesar da cirurgia ter corrido bem e de ser relativamente simples, Marcelo Rebelo de Sousa vai ter de ficar internado pelo menos durante 48 horas.

«Tem de ficar um dia ou dois connosco. É um doente igual aos outros, por isso, vai ficar aqui. Pode fazer o que quiser, receber as visitas que quiser, despachar papelada. Até pode dizer a mensagem de ano novo daqui, se quiser.», respondeu, meio a brincar, quando questionado sobre se Marcelo iria conseguir fazer a declaração habitual ao país no último dia do ano.

Eduardo Barroso refere que falou com o presidente antes da conferência de imprensa. «Disse-lhe há uns tempos que esta hérnia era para ser tratada. Se tem sido tratada com tempo, tínhamos evitado esta situação.»

Daniel Matos, médico da presidência, mostrou-se satisfeito com a intervenção e vaticinou um rápido regresso a casa: «Ele vai estar bem no fim do ano, vai fazer a vida normal, sem carregar pesos, sem fazer grandes esforços.»

PUB