Manuel Luís Goucha recorda depressão: «A ideia de suicídio apareceu-me pela frente»

Manuel Luís Goucha voltou a recordar depressão que viveu há cerca de 26 anos e que o levou a pensar em suicídio, ao falar sobre a morte do ator Pedro Lima.

24 Jun 2020 | 11:40
-A +A

Manuel Luís Goucha abordava esta quarta-feira, 24 de junho, o tema da depressão, ao falar com os comentadores Ana Arrebentinha, Cinha Jardim e Flávio Furtado sobre a morte do ator Pedro Lima, quando voltou a referir ter vivido um período difícil, que o levou a pensar em suicídio.

O apresentador de Você na TV! já tinha revelado ter sofrido uma depressão há 26 anos, que o levou a procurar ajuda através da psicanálise.

«Eu já assumi aqui várias vezes. Aliás, digo abertamente que há 26 anos eu tive uma depressão. E claro que a ideia de suicídio também me apareceu pela frente. Mas procurei ajuda e fiz psicanálise e, nestes 26 anos que entretanto decorreram, nada mais aconteceu. Mas eu estou muito atento a todos os sinais», afirmou Goucha

Já em 2017, quando Manuel Luís Goucha conversava com o psicólogo Quintino Aires e uma telespectadora sobre o mesmo tema, o apresentador da TVI referiu ter passado por um período de instabilidade, não descartando a hipótese de voltar a ter uma recaída. «Eu não posso dizer que não vou voltar a ter uma depressão, porque acho que nós vivemos sempre no fio da navalha, num equilíbrio instável», disse.

No decorrer da conversa, enquanto o médico falava sobre os diversos aspetos da doença, Goucha explicou a tristeza que sentiu na altura. «Para nós o problema é uma imensidão e os medicamentos podem ajudar, agora não vão é resolver o problema. Sentimos uma tristeza imensa», partilhou o apresentador, deixando um conselho a quem o segue: «Se não temos ali um técnico de saúde que nos descodifique não vamos saber lidar connosco. Dou sempre o meu exemplo e digo: Procurem ajuda, porque sozinhos não vão lá».

Texto: Marisa Simões; Fotos: DR e Reprodução Instagram

 

Veja mais:
Manuel Luís Goucha e a BATALHA CONTRA A DEPRESSÃO: «sentimos uma tristeza imensa»
Goucha com depressão ajudado por Teresa Guilherme
PUB