“Lua de Mel”: Custódia Gallego reticente com novo desafio na SIC. “Não aceitei logo”

Custódia Gallego prepara-se para encarnar uma antiga personagem de sucesso na nova trama da SIC, “Lua de Mel”. A ideia de revisitar um papel, confessa-nos, “não foi automaticamente agradável”.

16 Abr 2022 | 10:30
-A +A

Depois de “A Serra”, vem aí “Lua de Mel”. O regresso de Custódia Gallego à ficção da SIC vai acontecer num projeto revolucionário na televisão portuguesa, em que personagens criadas de raiz vão cruzar-se com outras que o público conhece de antigas tramas da estação. É o caso da atriz, que vai voltar a vestir a pele de Gi, o papel que desempenhou em “Laços de Sangue”, há 12 anos, formando uma inesquecível dupla cómica com o falecido ator João Ricardo. Para já, uma coisa é certa: a ideia de recuperar um papel que já tinha feito “não foi automaticamente agradável”. “Aquilo nasceu, desenvolveu-se, viveu e morreu. O contar daquela história acabou, a vida daquela personagem terminou”, justifica, acrescentando: “Não aceitei logo exatamente por causa disso.”

Contudo, Custódia Gallego acabou por convencer-se da proposta feita pela estação de Paço de Arcos. “De repente, digo assim: ‘Espera aí… Espera aí, porque, para já, há criativos nas outras áreas todas que também colaboram na construção da minha personagem e que não são os mesmos com quem eu trabalhei. Portanto, para eles, recriar vai ajudar-me’. Depois, por outro lado, comecei a pensar para mim: ‘Nós estamos sempre a queixar-nos – ou eu queixo-me sempre – de que a sinopse, quando nos apresentam a personagem, é pequenina. Agora, digamos que eu tenho uma sinopse enorme! Até fui eu que a criei… Portanto, tenho a obrigação de conhecê-la’. E, pronto, entusiasmei-me a seguir”, lembra a atriz, de 63 anos, revelando ainda o que pensou quando o projeto lhe foi apresentado: “Não!Parece que vão estragar uma coisa que, ainda por cima, correu bem!”

Esta “novela pequenina”, prevista para durar “três meses”, é da autoria de Ana Casaca, a mesma autora de “Amor Amor”. Luciana Abreu como Floribella e Carolina Loureiro como Nazaré são outros exemplos deste crossover narrativo inédito.

Paralelamente a este novo desafio televisivo, Custódia Gallego está a ensaiar a peça “Os Filhos”, encenada por Álvaro Correia e na qual contracena com João Lagarto e Maria José Paschoal. Estará em cena, a partir do dia 20, no Teatro Aberto, em Lisboa.

 

Texto: Dúlio Silva (dulio.silva@worldimpalanet.com); Fotos: Zito Colaço

 

(Artigo originalmente publicado na edição nº1830 da TV 7 Dias)

PUB