BB à Primeira Vista: «A Soraia já enjoa! Aquilo acaba quase por ser perseguição!»

Liliana Oliveira, ex-concorrente de Casados à Primeira Vista, assume o papel de comentadora na TV 7 Dias para analisar o que acontece em Big Brother 2020.

08 Jun 2020 | 19:30
-A +A

Olá a todos!  A expulsão do Hélder foi mais do que merecida e já devia ter sido há mais tempo. Temos de analisar dois pontos: o Hélder mexia com a dinâmica da casa e vai-se sentir a sua falta. Por outro lado, ele já se estava a tornar extremamente inconveniente com todos os colegas, sem conseguir perceber o que é encarado como brincadeira ou como falta de respeito.

Mesmo depois de sair, o Hélder acha que vai fazer falta à Casa. É a típica personalidade de um machista puro, de uma pessoa altamente egocêntrica. Acredito que não lhe tenham sido mostradas as reações do público em geral, que assume que ele tem uma postura incorreta e homofóbica.

Ele que não venha dizer que não é homofóbico porque é! E que tem aquela postura de garanhão e não é! Ele é um infantil. A Sandrina, no meio daquela ingenuidade toda, acaba por ter mais maturidade do que ele. Há conversas que não se têm, ou se têm de forma mais recatada. Não é dizer ‘eu hoje vou dormir de tenda armada’. Isto é perverso.

Para mim, isto é tudo uma fachada. Acho que ele é um homem altamente solitário, que está sempre a falar por cima das outras pessoas, que tem sempre de opinar, de intervir. Isto é típico de uma pessoa que tem de mostrar o pouco que tem para dar. O pouco dele… é nada.

Sobre a reação da mãe do Hélder durante a gala: é certo que foi exagerada, no sentido em que ela não se conseguiu conter. Mas acho que qualquer mãe, depois de ouvir aquilo que a Teresa disse… Eu também ouvi-a dizer que ele devia viver no estrume! Eu passar-me-ia da cabeça e teria uma reação ainda pior. Sim, foi exagerado, mas completamente justificável. Independentemente de o filho ter tido más condutas, aquilo que a Teresa, que tem 52 anos, disse, de certeza que não iria gostar de ouvir sobre o filho dela.

Ainda sobre o Hélder, um último ponto: fiquei espantada com a capacidade que ele tem de mentir! No dia em que ele agarrou a Ana Catharina, ele foi para o jardim conversar com o Diogo e foi ele que sugeriu passar um dia inteiro sem falar. Foi ele que sugeriu! Mas quando aparecem o Pedro Alves e a Jéssica, ele mudou o discurso e disse: ‘sabes o que este me veio pedir? Veio pedir-me para passar um dia sem falar!’. Como se tivesse sido o Diogo a sugerir. Se o Pedro e a Jéssica já não gostavam do Diogo, mais um ponto para ficarem de pé atrás com ele. Isto é manipulação 

 

A Teresa é uma mulher altamente frustrada

 

A Teresa tem picos emocionais que sugerem uma mulher completamente depressiva mas que não o assume. Tal como escrevi a semana passada, a Teresa é uma mulher altamente frustrada, com problemas no casamento. Aquilo não é um casamento perfeito e percebeu-se pela conduta do marido dela na gala. Deu a sensação que é ‘sou eu que mando’. Ela está a tentar fazer o que não faz em casa dela: impor-se e fazer prevalecer a voz dela. O que me parece é que ela é uma mulher altamente dominada pela vontade do marido. Percebeu-se quando ele foi gritar para o exterior da casa e ela perguntou «É para sair?», como se ele estivesse a dar uma ordem. 

Se a Teresa acha que os colegas são hostis com ela, ela também tem de perceber os comportamentos que ela tem. Ela é extremamente hostil com toda a gente. Acaba por ser má e agressiva nas palavras. O Pedro Soá era agressivo nos gestos, ela é agressiva nas palavras. E nós sabemos que a violência psicológica pode ser muito mais grave do que a física! Ela tenta exercer um domínio com os outros…aquilo que ela sofre no dia a dia dela, ela transfere para os outros. São comportamentos típicos de quem sofre este tipo de situações no dia a dia.

A Slávia é a única merecedora da vitória

O Pedro Alves e a Jéssica negaram ter chamado ‘touro’ à Slávia mas chamaram. É uma falsidade brutal em quem ninguém acreditou, nem sequer a Slávia. Eles são os primeiros a falar mal nas costas, a criticar, a fazer o joguinho deles e a picar aqui e acolá. 

A Slávia não disse nada porque é da educação dela. A Slávia é um exemplo de concorrente e de mulher e, para mim, a única merecedora da vitória. Ela sabe por-se à margem. Ouve e não toma partido. É de uma pessoa que sabe aquilo que quer e eu acredito que o facto de estar nomeada e a mensagem que o irmão lhe mandou nos vai mostrar uma Slávia mais ativa e interveniente. 

Com a saída do Hélder, O Daniel Monteiro, a Jéssica, o Pedro Alves e a Sónia começam a sentir-se encurralados. Principalmente a Sónia porque ela está a perder os pilares de apoio a tudo o que diz e faz. Ela sentia-se protegida por este grupo e, aos poucos, este grupo está a dispersar-se. Ela, ou se adapta e começa a ser politicamente correta com toda a gente, ou vai passar a ‘ir à chapa’ todas as semanas. 

A Ana Catharina devia ter tido outro tipo de punição mais grave

A Ana Catharina fez muito mal ao recusar nomear outras mulheres e vai perder pontos. Ela defende uma ideia de sororidade, com o qual concordo mas ela esqueceu-se de um ponto importante: ao não nomear mulheres, transferiu a nomeação dela para outras e fez com que ficássemos de pé atrás com os ideais dela. Esta é uma regra do jogo e eles esquecem-se que não são eles que mandam. Eles assinaram um contrato e sabem, à partida, o que são obrigados a cumprir. A nomeação direta da Ana Catharina foi pouco. Ela devia ter tido outro tipo de punição mais grave. 

Mais uma vez, vemos isto nesta edição do Big Brother: os concorrentes é que ditam as regras e não as cumprem. E isto é muito grave porque chegamos a um ponto em que não vale a pena ter produtores, não vale a pena ter uma equipa que organiza um reality show porque eles chegam lá e fazem as coisas à maneira deles. 

Sobre as nomeadas:

Não acredito que a Noélia mas estou na dúvida entre a Soraia e a Ana Catharina. A Soraia já enjoa! O rapaz já lhe disse tantas vezes que aquilo acaba quase por ser perseguição! O Daniel Guerreiro já lhe disse, e já a magoou com palavras, ao ter sido direto. Ele não a quer magoar mais ainda sendo ríspido. Ele sabe que a vai magoar ainda mais ainda. Acredito que seja isso que ele não quer fazer. Ele vai-se deixando estar mas vê-se que é cada vez mais incómodo para ele. 

Uma última nota e um dos pontos altos da noite:

A mãe da Iury esteve muito bem! Sofia Sousa pegou nas palavras da sogra (Teresa) para dizer que a Iury é uma sonsa mas quando é confrontada em direto pela Soledad não consegue justificar o porquê. As palavras não lhe saíam, parecia que tinha a língua enrolada. Não foi capaz de dizer nada porque não tinha argumentos. Quando se quer defender alguém, é preciso ter argumentos para tal. E ela não tinha. Esteve muito mal.

 

 

Até para a semana! Sempre com o Big Brother em vista.

 

Crónica: Liliana Oliveira; Fotografias: reprodução TVI e redes sociais

 

 

Leia também:
BB à Primeira Vista: «É indecente terem expulsado um concorrente. É uma palhaçada total!»
BB à Primeira Vista: «O Pedro Soá é egocêntrico e a Jéssica é extremamente fria»
ATENÇÃO!

Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB