Jorge Sampaio está internado nos Cuidados Intensivos. Médicos suspeitam de pneumonia

Jorge Sampaio permanece internado na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Cruz com um quadro clínico que revela suspeitas de pneumonia. O antigo Presidente da República está estável.

28 Ago 2021 | 14:37
-A +A

Jorge Sampaio está nos Cuidados Intensivos, no Hospital de Santa Cruz, com um quadro clínico que revela suspeitas de pneumonia. O antigo Presidente da República estava de férias no Algarve, com a família, e, durante a tarde desta sexta-feira, 27 de agosto, teve de ser transportado para Lisboa de helicóptero.

A notícia de que Jorge Sampaio estaria a ser ventilado por suspeitas de pneumonia foi avançada pelo jornal Expresso. Para já, não há muitas mais informações sobre o estado de saúde do político, a não ser que está estável, mas com prognóstico reservado.

Há dois anos, Jorge Sampaio sofreu um enfisema pulmonar. O antigo chefe de Estado tem ainda um historial de problemas cardíacos, o que poderá complicar ainda mais a situação.

 

Jorge Sampaio surge de bengala e visivelmente debilitado

 

Em janeiro passado, Jorge Sampaio foi apanhado pela TVI, na Escola Básica Marquesa de Alorna, na freguesia das Avenidas Novas, Lisboa, a votar nas eleições que culminaram com a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. A mulher, Maria José Ritta, acompanhou-o. De bengala e com o auxílio de uma pessoa, Jorge Sampaio surgiu debilitado. Sem prestar declarações aos jornalistas presentes no local, aguardou a sua vez numa cadeira.

De lembrar que, em 1996, o antigo Presidente da República foi submetido a uma cirurgia cardíaca, no Hospital de Santa Cruz, para corrigir uma malformação congénita. Acabou por ir parar novamente à sala de operações em 1999 e em 2017. No ano passado, Jorge Sampaio não compareceu na sessão solene que assinalou o 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República. O seu gabinete explicou que a sua ausência se devia a razões de saúde.

 

Veja as imagens aqui.

 

Texto: Patrícia Correia Branco e Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala
PUB