João Baptista: «Deram meses de vida à minha mãe»

O ator confessa que nunca teve «tanto medo na vida».

06 Jan 2018 | 16:33
-A +A

O trabalho, a doença da mãe, os problemas com a droga, a felicidade e o futuro, foram alguns dos temas falados por João Baptista, no programa «Alta Definição», da SIC.

Ator desde os 16 anos mas foi aos 33 que, João se subtemeteu às perguntas de Daniel Oliveira e abriu o coração revelando pormenores importantes sobre a sua vida pessoal.

«Nunca tive tanto medo na vida»

«Ouvir os médicos dizerem que a minha mãe tinha meses de vida foi a coisa mais assustadora que já tinha ouvido», revelou João Baptista emocionado a falar da mãe, aquela que, segundo o ator, é o «motor» da sua família e quem o faz «andar cá».

A mãe de João teve um cancro maligno da mama e para ele foi complicado gerir toda essa situação. «Andava a bater mal, andava revoltado», disse. O ator era o apoio da sua «rainha» e confessou ter «chorado muito às escondidas» e que «nunca tinha tido tanto medo».

Hoje em dia, a mãe de João está estável e «a andar com o barco para a frente».

«O meu pai era muito exigente e eu era apenas uma criança. Ele não sabia lidar comigo»

Emocionado e de lágrimas nos olhos é como João se mostrou a falar sobre a família. «Somos uma família unida, eles são a minha vida», afirmou. 

Quando era mais novo, a relação com o pai não era a melhor e ele chegou a ter «medo» que nunca se fossem dar bem. «Ele não sabia lidar comigo. Mas hoje em dia faz sentido na minha cabeça porque ele fez de mim o homem que sou hoje», disse. Agora, chama-lhe «papá».

«Arrependo-me de ter falado mal a pessoas que amava quando estava num estado menos lúcido»

«Um homem tem de admitir quando erra», afirmou o ator, sem medos. João relembra o passado e uma altura menos boa da sua vida em que não estava bem «psicologicamente e emocionalmente». O ator andava com más companhias e, como consequência, sofreu represálias: «Cheguei a faltar ao trabalho. Afastei-me de mim próprio. Podia ter corrido mal para a minha vida», disse.

Ler mais: João Baptista apanhado com droga

Quem o ajudou e João agradeceu foi Patrícia Sequeira. Foi esta amiga que teve uma conversa muito séria com o ator e lhe fez ver como eram realmente as coisas. «Arrependo-me de ter falado mal a pessoas que amava. O conselho que vos dou é: Oiçam sempre os vossos pais», aconselhou.

As notícias de que foi apanhado com ecstasy ainda o incomodam. O ator estava a ir por um «caminho complicado e hoje em dia tem noção dos limites». «Nessa altura assustei-me mas foi um abre olhos e a vida deu-me outra oportunidade», contou João com um ar de felicidade.

«Só me falta ser pai para ser feliz»

João Baptista está apaixonado pela namorada, Dina Key Paiva mas confessou a Daniel que o «amor o assusta». Sente-se «vulnerável» porque a pessoa com quem está pode «magoá-lo».

O ator sente-se feliz com a companheira e revelou que não deve ser fácil «aturá-lo» porque é muito «chato».

«Quero muito ser pai e espalhar o amor que tenho dentro de mim. É só isto que me falta para ser totalmente feliz», terminou.

 

PUB