Goucha e Maria estrearam-se há meio ano… e o tombo nas audiências é assustador!

Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes assinalam, esta terça-feira, seis meses de dupla no Você na TV!. O balanço não é, contudo, positivo: em meio ano, a TVI perdeu mais de 250 mil espectadores.

02 Jul 2019 | 12:30
-A +A

Passaram-se seis meses desde a estreia de Maria Cerqueira Gomes como apresentadora do Você na TV!. A portuense disse adeus ao Porto e ao Porto Canal, após 12 anos de ligação profissional à estação detida pelo F.C. Porto, para abraçar a capital e o ocupar, ao lado de Manuel Luís Goucha, o lugar deixado vago por Cristina Ferreira no matutino da TVI, na sequência da saída da malveirense para a SIC.

Meio ano depois, o balanço não é, todavia, o mais favorável. O renovado Você na TV! fechou a primeira semana de emissões (entre 2 e 4 de janeiro) com uma média de 449,5 mil espectadores e 32,7% de quota de mercado. Seis meses passados, o matutino do canal de Queluz de Baixo terminou a semana de 24 a 28 de junho com uma audiência de 193,3 mil indivíduos e 13,0% de share.

Contas feitas, da primeira semana de janeiro à última de junho, as manhãs da TVI perderam uma média de 256,2 mil espectadores e sofreram uma decida de 19,7 pontos percentuais de share. Se olharmos para a média das 126 emissões, o Você na TV! fecha com 251,4 mil espectadores e 17,7% de quota de mercado.

 

Cristina desce, mas continua a dominar

 

O Programa da Cristina chegou à grelha da SIC a 7 de janeiro e, desde então, é líder incontestável no horário. Cristina Ferreira terminou a semana de estreia com uma média de 539,9 mil espectadores (38,3% de share) e, praticamente meio ano depois, acabou a última semana de junho com 393,3 mil pessoas (25,6% de share).

A análise semanal indica uma descida clara de audiências, mas o maior ativo da estação de Paço d’Arcos continua a provar que o investimento da Impresa na sua contratação milionária valeu a pena. Da primeira para a última semana, O Programa da Cristina registou uma descida média de 146,6 mil espectadores e de 12,7 pontos percentuais de quota de mercado, contudo, a distância para a concorrência mantém-se gigante.

Prova disso é o resultado médio das suas 125 emissões: 438,5 mil espectadores e 30,5% de share.

 

Praça da Alegria ganha 80 mil espectadores

 

Quem demonstra ter beneficiado com a guerra entre SIC e TVI é a RTP1 e o seu matutino, Praça da Alegria, conduzido por Jorge Gabriel e Sónia Araújo. Senão vejamos: o programa do canal do Estado terminou a primeira semana com uma média de 143,1 mil espectadores (10,4% de quota de mercado) e, seis meses depois, fechou a última semana de junho com 221,9 mil pessoas (14,4% de share).

Quer isto dizer que a dupla das manhãs da RTP1 tem, em média, mais quase 80 mil espectadores (78 mil e 800, para sermos mais precisos) do que no início do ano. Em quota de mercado, a subida é igualmente expressiva: 4 pontos percentuais.

A audiência média das 113 emissões de Praça da Alegria coloca-o, apesar da evolução satisfatória no último meio ano, na terceira posição dos matutinos: 166 mil espectadores e 11,9% de share.

 

VEJA TAMBÉM:
Você na TV em crise! «Ela passou-se, deu um murro na mesa e demitiu-se»
Fátima Lopes sem rodeios: «Estamos a perder em toda a linha. Ponto final!»
O fair-play de Goucha: «Calma, que ainda não estamos a ganhar as audiências»

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: reprodução redes sociais
PUB