Festival da Canção 2022: Estão encontrados os primeiros cinco finalistas

A primeira semifinal do Festival da Canção 2022 terminou com o apuramento dos temas de Os Quatro e Meia, Aurea, FF, Diana Castro e MARO para a derradeira etapa do evento histórico da RTP.

06 Mar 2022 | 15:00
-A +A

O Festival da Canção 2022 arrancou neste sábado, dia 5 de março, com a primeira de duas semifinais do histórico concurso da RTP. Apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o evento contou com dez atuações, mas só cinco conseguiram o apuramento para a derradeira etapa do certame.

Conjugando os votos do júri – constituído, este ano, por Dino D’SantiagoDulce Pontes, Miguel Cadete, Pedro GrangerSurmaTatankaTeresa Salgueiro – com o televoto do público, alcançaram um lugar na final do Festival da Canção 2022 os temas “Amanhã” (Os Quatro e Meia), “Why?” (Aurea), “Como é bom esperar alguém” (FF), “Ginger Ale” (Diana Castro) e “saudade, saudade” (MARO).

Pelo caminho ficaram, portanto, “Calisun” (TheMisterDriver), “Hope” (Norton), “A Minha Praia” (Kumpania Algazarra), “Odisseia” (Valas & Os Astronautas) e “Povo Pequenino” (Fado Bicha).

A segunda semifinal do Festival da Canção 2022 decorre já na próxima segunda-feira, 7 de março, dia do 65.º aniversário da RTP, e será conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato.

Nela, serão apurados os últimos cinco finalistas, entre os temas “Corpo de Mulher” (Agir/Milhanas), “Mar no fim” (Blacci), “Uma mensagem tua” (Cubita), “Dégrá.Dê” (DJ Marfox/Pongo e Tristany), “Pontas Soltas” (Fábia Rebordão/Jonas), “Solta a voz e canta” (Os Azeitonas), “Fome de viagem” (Pedro Marques/Inês Homem de Melo), “Código 30” (Pepperoni Passion), “Ao lado de mim” (PZ/O Vampiro Submarino) e “Ainda nos temos” (Syro).

No próximo sábado, 12 de março, tem lugar a final do Festival da Canção 2022. A apresentação está entregue uma vez mais a Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

O vencedor do certame vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que neste ano vai realizar-se em Turim, Itália, já no próximo mês de maio. Sucederá a “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, que ficou em 12.º lugar.

 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Divulgação RTP

PUB