“Festa é Festa”… de improviso: Eduardo Madeira inventa tudo o que diz na novela da TVI

Em “Festa é Festa”, Eduardo Madeira é Matateu. O que o público não sabe – e o que o próprio revela agora – é que o humorista encarna a personagem praticamente sempre na base do improviso.

19 Nov 2021 | 21:33
-A +A

Em “Festa é Festa”, as intervenções de Eduardo Madeira como Matateu são todas feitas na base do improviso. Foi o ator, que faz uma participação especial na novela da TVI, quem contou tudo à TV 7 Dias. A ideia, explicou, partiu de Roberto Pereira, o autor da história baseada numa ideia de Cristina Ferreira.

“O pressuposto foi um bocado estranho. O Roberto queria muito que eu fizesse este boneco e eu disse-lhe que não tinha tempo porque estava a fazer uma aposta muito grande nos bonecos para a Cristina [ComVida] e também porque tenho espetáculos e estou a ensaiar uma peça de teatro. Enfim, ando sempre a mil à hora”, começou por dizer Eduardo Madeira à nossa revista.

A ideia surgiu logo de seguida. “Ele acabou por dizer-me que ia criar uma personagem que fala aquilo que quiser, que é meio maluco e que não tem texto. Disse para eu mandar uma boca, dizer qualquer coisa. Pensei que iria prejudicar o trabalho dos outros atores, mas tenho andado a conseguir. A coisa tem resultado. Tenho algumas falas, mas a minha participação em ‘Festa é Festa’ é quase sempre na base do improviso”, prosseguiu.

Eduardo Madeira garantiu que as suas preocupações passam apenas por não prejudicar os colegas que “fazer cenas com piada”, o que se consegue graças à “experiência e à sensibilidade”. “Eu não fiz mais nada na minha vida toda a não ser comédia e estar em palco. Ou seja, confio um bocadinho na minha experiência e na minha capacidade de fazer as coisas”, rematou o Matateu de “Festa é Festa”.

 

Eduardo Madeira: Fazer “Cristina ComVida” é “violentíssimo”

 

Eduardo Madeira sente, depois de 20 anos de carreira, que o seu valor profissional está, finalmente, a ser reconhecido. À NOVA GENTE, o humorista abriu o coração para falar sobre o seu percurso… e não só.

Em entrevista, o Matateu de “Festa é Festa” assumiu que o seu talento não foi reconhecido “mais cedo por causa de decisões daqui e dali, com diretores disto e daquilo, com conhecimentos”, disse que se sente “numa espécie de topo de forma” e que, apesar de estar ao lado de Cristina Ferreira em “Cristina ComVida”, emitido ao final da tarde pela TVI, ter ajudado a projetar o seu talento, não andou “escondido”.

“Faço programas de humor em televisão há 15 anos. Mas tenho consciência que os programas que fiz não têm a projeção deste. Uma coisa é estar ao lado da Cristina, outra é não estar. O último programa que eu fiz [na RTP], o ‘Patrulha da Noite’, era o céu para mim, porque era um programa escrito por mim e por amigos meus e interpretado por mim e por amigos meus, mas era visto por 300 mil pessoas”, enumerou.

Mais: Adelaide, uma das personagens que Eduardo Madeira interpreta em “Cristina ComVida” e que é um fenómeno de sucesso, é a mãe do humorista “quando era nova”.

 

Leia a entrevista completa aqui.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala, Divulgação TVI e reprodução redes sociais
PUB