Escândalo em Terra Brava: Eduarda é desmascarada em plena campanha

Durante o debate, a empresária humilha Tomás e ele contra-ataca: «De onde veio o dinheiro que usou para comprar a herdade Terra Brava?»

02 Mai 2020 | 21:30
-A +A

Na novela Terra Brava, em exibição na SIC, a verdade sobre Eduarda (Maria João Luís) está prestes a vir ao de cima e a TV 7 Dias revela-lhe uma das cenas mais empolgantes dos próximos episódios.

A campanha eleitoral em Vila Brava está ao rubro. Frente a frente, num palanque estão Eduarda e Tomás (Guilherme Filipe), e vários apoiantes de cada um, assim como jornalistas e fotógrafos a assistir. O debate já está a decorrer e Xana (Bruna Quintas) fala em surdina, dizendo que os debates estão a ser uma seca e que pensava que se fossem pegar todos à tareia.

Tomás começa o discurso, no momento em que entra Diogo (João Catarré), e fala sobre as obras que pretende concluir, entre os quais recuperar o centro de saúde. De repente, Eduarda intervém: «Vila Brava precisa é de deitar abaixo o centro de saúde, reduzir aquilo a cinzas para depois construir um novo, mais funcional, mais moderno e capaz de servir o povo». Da plateia, Prazeres apoia-a, no entanto, o atual presidente afirma que não há dinheiro para isso.

Tomás enfrenta Eduarda

Os ânimos exaltam-se e a mãe de Beatriz (Mariana Monteiro) acusa o rival: «Um homem honesto não assedia sexualmente as suas funcionárias».Faz-se um silêncio expectante e Tomás afirma que já percebeu que, em desespero, a empresária vai passar à calúnia: «Isso do assédio não passa duma campanha para denegrir a minha imagem e é tudo falso.»

Mas Eduarda contra-ataca: «Acho natural que o eleitorado tenha dúvidas. Afinal de contas, Tomás Branco é um homem que gosta muito de fingir. Só no outro dia revelou ao filho que ele era adotado. Fingiu durante 30 anos que ele era filho biológico». O candidato, indignado, enfrenta-a: «Já que puxou histórias do passado, tenho uma pergunta para si: de onde veio o dinheiro que usou para comprar a herdade Terra Brava? Ninguém acredita que lhe saiu a lotaria ou encontrou tanto dinheiro num saco.»

Na plateia, Diogo está ansioso por ouvir a resposta dela, e radiante por vê-la ser acusada de roubo, perante toda a vila. Em fúria, a candidata alega que o negócio foi legitimo, mas Tomás pede que ela explique como conseguiu a procuração da Teresa Bastos, a antiga proprietária para comprar a herdade. O ex-militar tem dificuldade em disfarçar o que sente. Eduarda fica calada e Tomás insiste: «Responda! E por uma vez, diga a verdade! A Teresa Bastos era uma mulher desesperada, a quem tinham roubado um filho e que estava em depressão profunda e a Eduarda aproveitou-se dela». Há um burburinho generalizado, e todos, olham indignados para a empresária.

Eduarda fica sem resposta

Chocados, os presentes começam a falar entre si e a dizer que o que Eduarda fez foi uma vergonha. Afonso Maria (João Jesus) pergunta-lhe: «Isto é verdade, a mãe enganou a senhora que estava a morrer?»

Eduarda, cada vez mais irritada, garante: «Nunca me aproveitei de ninguém, muito menos duma mulher por quem tinha toda a estima. Estive ao lado da Teresa Bastos até ao dia da sua morte. Sim, ela passou-me uma procuração para tratar dos seus negócios. Mas só aceitei para ajudar

Em tom irónico, Tomás questiona se alguém acredita nessa versão da Eduarda benemérita. A empresária acusa: «Só uma cabeça retorcida é que deturpa factos com mais de 30 anos e tenta usá-los contra a minha honra e bom nome. Eu estou preocupada com o futuro dos vila bravenses, não com as fantasias conspirativas do meu oponente». De seguida, levanta-se e encaminha-se para a saída. Tomás pergunta-lhe se não vai responder e diz que o debate ainda não acabou.

Eduarda sai. Os presentes ficam todos estupefactos e Tina comenta: «Olhem, fugiu!». Diogo sorri, satisfeito por ver finalmente arruinada a imagem da mulher que destruiu a sua família.

 

Leia ainda:
Emoção em Terra Brava: Filipe confessa que não é padre e vai preso | Veja as fotos
Revelação em Terra Brava: Beatriz prestes a descobrir segredo de Diogo
«Tem-me custado». Martim de Terra Brava assume nervosismo com o arranque da telescola
Texto: Neuza Silva; Fotos: Divulgação SIC

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

PUB