Encontro emocionado em “Festa é Festa”: Corcovada conhece nova bisneta

Em “Festa é Festa”, as emoções estão ao rubro. Ao ouvir o nome de Júlia, Florinda sente-se mal e deixa a patroa desconfiada. A brasileira conversava com a centenária quando descobriu tudo

04 Dez 2021 | 20:15
-A +A

Em breve, Corcovada (Maria do Céu Guerra) entra na cozinha e encontra Florinda (Ana Brito e Cunha) com o semblante preocupado. Corcovada aconselha a empregada a não pensar demasiado na vida e a deixá-la fluir. De seguida, pede-lhe: “Quero que prepares um quarto de hóspedes. Vamos receber uma hóspede aqui em casa por uns dias. A Júlia vem passar uns dias cá a casa.” Florinda sente-se a desmaiar e agarra-se ao balcão para não cair. “Florinda, estás bem? O que é que foi?”, pergunta-lhe a patroa preocupada.

Manel (Vítor Norte) chega mesmo a tempo para a agarrar e Corcovada pede-lhe para chamar a médica, mas a empregada alega: “Calma. Eu estou bem. Foi só uma quebra de tensão… Eu estou bem. Podem ficar tranquilos.” Tenta levantar-se, sozinha, mas sente outro desmaio. Manel tem, novamente, de a agarrar. Pouco depois, chega Isabel (Marta Melro), que se prepara para medir a tensão a Florinda, mas ela insiste que não é preciso e que está tudo bem. Corcovada diz que não custa nada, já que Isabel ali está, vai examiná-la. Florinda queixa-se que a patroa nunca quer ir ao médico, mas para mandar os outros já não se importa. “Eu não desmaiei, só me fraquejaram assim os joelhos. Deve ter sido porque não tomei o pequeno-almoço”, afiança a empregada.

A médica insiste em examiná-la e diz a Corcovada que também devia fazer exames. A sorrir, a idosa responde: “Oh, mas para quê? Eu estou ótima! Exames é para os velhos e eu sou praticamente uma adolescente. A Florinda é que passou um mau bocado, vamos lá ver o que é que se passa.”

Manel fica todo empertigado ao ver a Sôtora e lança o seu charme, assumindo: “Se me fosse medir a mim, de certeza que estava com a tensão nos píncaros! É que sempre que estou na presença de uma mulher tão elegante como a sôtora, fico com a tensão a bater no vermelho!” Corcovada goza com ele e explica à medica: “O Sr. Manel tem um caso crónico, que é o síndroma do galã de antigamente. De vez em quando dá-lhe forte e é um problema.” Nisto, tocam à campainha e Corcovada pede a Manel para ir abrir. Ele vai contrariado, pois estava entusiasmado com a médica. Ao ver Júlia (Mónique Alfradique) diz, baixinho, que também não ficou mal servido. Ao olhar para a jovem, Florinda volta a sentir-se mal. Corcovada percebe e fica desconfiada que é algo relacionado com a brasileira.

Pouco depois, Júlia e Corcovada conversam sozinhas e a jovem explica que veio à procura de uma senhora centenária que viveu no Brasil e que teve um filho chamado António, sendo ele o seu pai. Corcovada assume que é essa pessoa e fica comovida com a história que ela lhe conta. A idosa assume que tinha desconfiado que pudesse ter outro neto, mas agora teve a confirmação. Corcovada e Júlia emocionam-se ao perceberem que são bisavó e neta.

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI e Zito Colaço

 

(artigo originalmente publicado na edição nº 1811 da TV 7 Dias)

PUB