Empresa de estudos de mercado alvo de busca da PJ por alegado favorecimento à SIC

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas na sede da GFK Portugal. Trata-se da empresa que mede audiências televisivas em Portugal e realiza diversos estudos de mercado.

11 Out 2022 | 19:50
Daniel Oliveira, o Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, que detém a SIC
-A +A

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas na sede da GFK Portugal. Trata-se da empresa que mede audiências televisivas em Portugal e realiza diversos estudos de mercado. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que realça que o processo teve por base uma denúncia anónima que indicava que as audiências de determinados canais seriam inflacionadas a troco de contrapartidas e que existiria um benefício da SIC. Ao que a publicação conseguiu apurar, a denúncia referia que a medição das audiências poderia ser adulterada nas boxes.

Estes são os 20 filmes com o final mais confuso de sempre
Já acabou de ver um filme sem perceber o final? Talvez seja um dos 20 que têm o final mais confuso de sempre (… continue a ler aqui)

Caso se verifique este situação, o que está em causa é um crime de corrupção passiva, por parte da GFK, e de corrupção ativa de quem pagaria para que as audiências fossem inflacionadas. O processo está a ser investigado pela Polícia Judiciária, que averigua a veracidade das denúncias anónimas. Por sua vez, a coordenação é da responsabilidade do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Até ao momento não existem arguidos.

Até ao momento não existem arguidos

De acordo com informações avançadas pelo Observador, existem suspeitas da existência de um esquema de favorecimento da SIC (Grupo Impresa) face à concorrência, mais especificamente a estação TVI (Grupo Mediacapital).

PUB