Dicas para mudar o Look & Feel da sua casa em 2020

Da grande remodelação ao mais ínfimo detalhe, o leque de alterações que uma casa pode sofrer e os gastos a elas associadas são infinitos.

23 Dez 2019 | 11:57
-A +A

Feng Shui. Sabe o que é? Se não sabe, dizemos-lhe que é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é “água e vento”. Representa o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas e redirecionar as forças negativas presentes numa edificação. Através de alterações arquitetónicas, da cor e do posicionamento dos objetos presentes no local, este conhecimento milenar tem como objetivo final trazer harmonia e equilíbrio ao espaço beneficiando a vida dos seus utilizadores.

Seja por acreditar no poder do Feng Shui ou, mais prosaicamente, porque a sua casa pede-lhe obras há um par de anos, a verdade é que muitas pessoas aproveitam a entrada num novo ano, não só para fazerem um reshape total às suas vidas como para darem uma nova vitalidade à sua habitação.

Da grande remodelação (telhado novo, pintura exterior, etc) ao mais ínfimo detalhe (novos candeeiros), do investimento milionário à nota de 50 euros gastos em tinta para rodapés, o leque de alterações que uma casa pode sofrer e os gastos a elas associadas são infinitos.

Se estes são os seus planos para o novo ano, junte-se a nós nesta viagem por algumas dicas que poderá utilizar quando começar a dar uma nova vida à sua casa.

O exterior
Apear de soalheiro, de acordo com os últimos dados do Eurostat, Portugal é um dos países piores em termos de eficiência energética das suas casas. De modo lato, isto equivale a dizer que a maioria dos lares portugueses são muito frios no inverno e demasiado quentes no verão.

Com a antevisão de invernos e verões pontuados por temperaturas cada vez mais extremas, ser-lhe-á útil prestar atenção ao revestimento exterior da sua casa.

Aposte no isolamento térmico da sua habitação. Os gastos serão mais elevados, mas o seu conforto futuro passará a estar garantido.

A cor
Pintar alguma parede para dar um destaque de cor é sempre uma boa opção. Se gosta de estar alinhado com as tendências em matéria de cor saiba que, para os especialistas, 2020 terá como tendências dominantes cores como o Neo Mint (nova menta, verde leve), o Purist Blue (azul mais puro e claro), o Cassis (mistura mais dramática de roxo e rosa), o Cantaloupe (alaranjado leitoso) e o Mellow Yellow (tonalidade de amarelo queimado).

Se quer cor, mas não quer tinta, pode conseguir o mesmo efeito ao aplicar almofadas que contrastem com o sofá ou colocando um tapete que complemente a decoração das paredes mais próximas. Com isto consegue trazer, não só mais aconchego como aquece o ambiente. Regra geral, as cores destacam-se mais quando contrastam com o fundo em que estão inseridas. Por exemplo, se você tem um sofá escuro opte por almofadas ou mantas com cores em tons claros.

Faça-se luz
A iluminação influencia diretamente as sensações de quem habita uma casa. Caso queira um ambiente mais claro, ou com pontos de luz que dêem destaque a certos espaços, irá necessitar de luminárias específicas.

As grandes tendências para 2020 continuam a ser luminárias de luz branca com design minimalista, sofisticado e geométrico.

Se o objetivo é evitar grandes obras ou furos na parede, um simples abajur de mesa ou uma luminária de chão fazem toda a diferença. Para uma iluminação mais calma e aconchegante, opte por lâmpadas de luz amarela.

Sinta a luz do sol
Se uma boa luminária pode mudar a atmosfera de sua casa, a luz natural também é importante para deixar um espaço mais aconchegante e atraente. Para consegui-lo, a dica é utilizar cortinas claras, ao invés das pesadas e escuras, que deixam a luz entrar mais facilmente.

Mobiliário
Resgatamos o Feng Shui. Seja na sua versão oficial ou na sua versão de autor, mudar os móveis de lugar, ou reciclar peças antigas, pode dar uma nova vida ao interior de sua casa. Caso a ideia seja esquecer as mudanças de lugar e trocar todo o mobiliário, optar por móveis mais minimalistas faz o interior da sua casa ganhar espaço para “respirar” e ajuda-o na hora de limpar o pó.

Decoração
As prateleiras são uma ótima forma de inserir uma nova decoração na sua casa. Elas servem de apoio para adicionar objetos decorativos e também são uma forma de organizar o ambiente, deixando o espaço mais funcional e harmonioso.

Colocar quadros na parede é outra das formas de trazer um novo feeling à sua habitação.

A sua colocação traz atrelado o conceito de personalidade como expressão do seu gosto pessoal. Você pode incluir capas dos seus filmes favoritos, frases que o inspiram, brincar com cores e padrões de texturas.

Apesar de ser uma ótima forma de decoração, não deixe de tentar criar harmonia entre os motivos escolhidos para os quadros (definir uma paleta de cor prévia ajuda) ou para as suas criações.

Natureza em casa
Pensar em harmonia é, também, pensar em plantas. As plantas trazem mais aconchego, volume, cor e vida aos ambientes, deixando a decoração da sua casa mais personalizada com um toque de beleza natural. Apoiadas no chão, em prateleiras ou num pendente, elas podem ser utilizadas nos mais diversos locais da sua habitação.

Para quem não gosta de cuidar de plantas, mas quer natureza dentro de casa, as flores secas ou erva-das-pampas também são uma boa escolha.

A lista seria interminável, mas o dinheiro não chega para tudo.

Se algumas das dicas pouco mais implicam do que uns míseros euros, outras podem levar a que tenha de abrir os cordões à bolsa.

Se a remodelação de sua casa é, mais do que um assunto estético, uma necessidade premente, é bom saber que tem parceiros que lhe podem dar uma preciosa ajuda se a opção de financiamento passar por pedir um empréstimo pessoal junto de instituição de crédito.

A este nível, um dos mais requisitados a nível nacional é o Unibanco. Os serviços de crédito pessoal Unibanco consubstanciam-se numa panóplia de ferramentas e serviços que transformam o ato de pedir um empréstimo pessoal numa tarefa que, além de simples e rápida, lhe garante uma elevada taxa de poupança sem riscos associados.

E tudo isto com uma simples visita à página online da instituição. A juntar a isto, e porque uma remodelação parece ser uma obra sempre inacabada (especialmente se meter empreiteiros ao barulho), o Unibanco coloca à sua disposição um simulador de crédito pessoal online que lhe permitirá calcular o montante do financiamento, varia entre um montante de €5.000 a €50.000, e optar pelo prazo que lhe for mais conveniente entre 24 e 120 meses.

Pedir crédito pessoal online nunca foi tão fácil e seguro. Um acesso à internet e um clique na página do Unibanco seguido de um novo clique na área de crédito, é tudo quanto basta para que ganhe uma nova vida.

PUB
Top