Ronaldo faz «investimento avultadíssimo» para construir alas em hospitais portugueses

O internacional português e o empresário que gere a sua carreira, Jorge Mendes, fizeram uma doação que vai permitir o equipamento de uma ala do Hospital de Santo António e outra no Santa Maria.

24 Mar 2020 | 14:11
-A +A

«O Centro Hospitalar Universitário do Porto agradece ao Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes esta iniciativa tão útil, num momento em que o país de todos tanto necessita.» É esta a reação do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), Paulo Barbosa, à avultada doação que Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fizeram para equipar uma ala do Hospital de Santo António, no Porto, destinada a cuidados intensivos.

À agência Lusa, o CHUP, da qual a unidade de saúde em questão faz parte, explica que «esta unidade vai permitir a abertura de 15 camas de cuidados intensivos, integralmente equipadas com ventiladores, monitores e restante equipamento».

Por sua vez, o diretor do Departamento de Cirurgia do CHUP, Eurico Castro Alves, especifica ao Jornal de Notícias que tal só vai ser possível concretizar-se devido a «um investimento avultadíssimo» do internacional português e do empresário que gere a sua carreira. «Se vier a ser preciso haverá ainda a importação de recursos humanos disponíveis para apoio. Sem dúvida, um contributo muito significativo e que irá salvar imensas vidas», louva, acrescentando que a ala que vai ser construída terá capacidade para «20 a 24 pacientes».

Em jeito de agradecimento ao gesto solidário de Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes, o CHUP vai batizar esta ala com o nome dos dois beneficentes.

 

Gesto repete-se em Lisboa

 

Um investimento semelhante foi feito em Lisboa, mais concretamente no Hospital de Santa Maria. O seu presidente, Daniel Ferro, destacou o «espírito absolutamente altruísta e solidário» de Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes e destacou que, com esta doação, há um «reforço substancial» na resposta que esta unidade de saúde pode dar aos doentes infetados com Covid-19 em estado crítico.

«Fomos contactados e entramos em contacto com o empresário Jorge Mendes, que se prontificou com o Cristiano Ronaldo a financiar duas unidades», disse à CMTV. Assim, às seis unidades de cuidados intensivos que o Santa Maria já tinha para esta pandemia, juntam-se agora outras duas, devidamente equipadas com «ventiladores, monitores, bombas infusoras e camas».

Tudo oferecido por CR7 e o seu empresário. «Com estas duas unidades, cada uma com dez camas, ficamos com 77 camas dedicadas ao doente com Covid-19», clarificou.

Ora, de acordo com o JN, esta ação dos dois grandes do mundo do futebol para ajudar no combate à pandemia da Covid-19 pode não ficar por aqui. «É intenção de Cristiano Ronaldo fazer igual na Madeira, se for necessário. Sempre foi sua intenção criar uma unidade a norte, outra no Sul e também na Madeira», observa Eurico Castro Alves àquele jornal.

 

Solidários na luta contra a Covid-19

 

Esta notícia surge dois dias depois de o jornal espanhol As ter noticiado que Cristiano Ronaldo iria doar material médico aos hospitais portugueses, não especificando, porém, que tipo de equipamento o craque vai oferecer, nem a que zona do país.

Em sentido contrário, Jorge Mendes já tinha anunciado que vai contribuir para esta luta contra o novo coronavírus. O ‘super-agente’, como é conhecido, ofereceu ao Hospital de São João, no Porto, mais de mil câmaras expansoras – 500 já foram entregues e as restantes chegarão esta semana – e 200 mil batas de proteção individual. Esta iniciativa foi anunciada pelo próprio nas redes sociais.

 

VEJA TAMBÉM:
Covid-19: Colega de Cristina Ferreira testou negativo mas continua com sintomas
Covid-19: Supernanny sensibilizada com preocupação com mãe em grupo de risco
Sexy até a desinfetar! Ana Malhoa mostra como se faz e alerta para a Covid-19

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB