Covid-19: SIC suspende O Programa da Cristina e outros formatos. Novelas canceladas

Programas diários suspensos, gravações da ficção canceladas e formatos adaptados. A SIC acaba de anunciar medidas radicais para evitar a propagação do novo coronavírus.

13 Mar 2020 | 15:38
-A +A

A SIC tomou medidas drásticas e decidiu cancelar a transmissão dos programas O Programa da Cristina (tal como Cristina Ferreira queria, como a TV 7 Dias revela na edição em banca), Júlia (apresentado por Júlia Pinheiro) e Olhó Baião (conduzido por João Baião nas manhãs de fim de semana) durante pelo menos uma semana.

A decisão foi anunciada pelo canal de Paço de Arcos num comunicado em que explica que, desta forma, está a «atuar de forma preventiva e responsável na salvaguarda da saúde, segurança e estabilidade dos seus profissionais, criando condições para que o isolamento profilático aconselhado pelas autoridades nacionais de saúde seja tido em conta pelo maior número de pessoas possível».

 

 

Canceladas estão também as gravações das novelas da SIC, igualmente «durante o período mínimo de uma semana». Desta forma, elencos e equipas técnicas da novela Terra Brava e da série Golpe de Sorte foram enviadas para casa, mas esta medida «não afetará a emissão de Terra Brava e Nazaré, que continuarão a ser transmitidas diariamente».

 

LEIA AINDA:
O meu cão e gato podem apanhar coronavírus? As respostas que todos queríamos!

 

As medidas radicais afetam outros programas, tais como Isto é Gozar Com Quem Trabalha, cujas gravações serão feitas à porta fechada,Alô Portugal, que será adaptado «ao momento de incerteza que vivemos», e Curto Circuito (SIC Radical), suspenso «por um período mínimo de uma semana».

A decisão é conhecida no mesmo dia em que foi decretado, até ao dia 9 de abril, estado de alerta no nosso país, a fim de combater o aumento de número de casos de pessoas infetadas com Covid-19.

 

Leia o comunicado na íntegra:

 

«A SIC decidiu nos seus programas de entretenimento atuar de forma preventiva e responsável na salvaguarda da saúde, segurança e estabilidade dos seus profissionais, criando condições para que o isolamento profilático aconselhado pelas autoridades nacionais de saúde seja tido em conta pelo maior número de pessoas possível. Assim, foram tomadas as seguintes medidas:

  Suspender as produções de ficção em curso nas produtoras SP Televisão e Coral Europa durante o período mínimo de uma semana. Esta situação não afetará a emissão de “Terra Brava” e “Nazaré”, que continuarão a ser transmitidas diariamente, na SIC.

– Suspender as transmissões em direto d’”O Programa da Cristina”, do programa “Júlia” e do programa “Olhó Baião”, durante o período mínimo de uma semana e criar as devidas adaptações aos formatos que permitam continuar a servir o melhor possível os telespetadores.

– Realizar à porta fechada a próxima emissão de “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”.

– Adaptar o programa Alô Portugal ao momento de incerteza que vivemos, tornando-o uma plataforma ao serviço dos cidadãos, que terão via aberta para participação telefónica e esclarecimento de dúvidas.

– Suspender por tempo indeterminado a gravação do programa “Árvore dos Desejos”, mantendo em exibição o conjunto de programas já gravados da segunda temporada.

– Suspender o programa “Curto Circuito”, da SIC Radical, por um período mínimo de uma semana.

– Restringir, de forma temporária, a presença de profissionais ao mínimo essencial para o normal funcionamento dos programas.

– Destacar para isolamento profilático, colaboradores que estejam nos chamados grupos de risco

Este conjunto de medidas permitirá, com a serenidade necessária, reajustar processos de trabalhos, criar novas regras de funcionamento, algumas delas já em curso, e a devida implementação de novos procedimentos. Serão avaliadas diariamente novas medidas que venham a revelar-se necessárias.»

 

Os números de Covid-19 em Portugal

 

Em Portugal, o último balanço sobre a situação epidemiológica no nosso país, feito na manhã desta sexta-feira, aponta para 112 pessoas diagnosticadas com Covid-19, mais 34 pessoas do que no dia anterior. Ainda segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), há 172 pessoas a aguardar resultado laboratorial.

Quanto ao número de casos suspeitos, este subiu de 637 para 1308. O número de pessoas em vigilância em Portugal também aumentou drasticamente, sendo agora de 5674, mais 751 do que na quinta-feira.

Há já a registar um caso de uma pessoa recuperada. Não há vítimas mortais a lamentar.

 

Na edição desta semana da TV 7 Dias, saiba como as estações de televisão estão a ser afetadas com o novo coronavírus!

 

TV 7 Dias

 

VEJA TAMBÉM:
Covid-19: TVI cancela Dança com as Estrelas por tempo indeterminado
Primeiro teste indica que Bolsonaro está infetado com Covid-19, diz jornal
Coronavírus: Rita Ribeiro retida no aeroporto de Madrid

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais

PUB