Cláudio Ramos em sofrimento com soluços durante 24 horas. Saiba as causas deste problema

Cláudio Ramos passou mais de 24 horas com soluços. O médico Pedro Lopes esteve no programa “Dois às 10” a revelar as possíveis causas do problema pelo qual passou o apresentador da TVI.

27 Jun 2021 | 8:11
-A +A

Cláudio Ramos esteve mais de 24 horas com soluços. O episódio insólito aconteceu depois de ter dado um mergulho numa banheira de gelo, em direto, no programa da TVI “Dois às 10”, na sequência de uma promessa feita a Maria Botelho Moniz caso Cristiano Ronaldo marcasse um golo no jogo de Portugal frente à Alemanha, na última jornada do Grupo F do Euro 2020.

O sofrimento de Cláudio Ramos foi relatado, na manhã de quinta-feira, dia 24 de junho, e a dupla de apresentadores convidou um médico para explicar o que pode ter causado, afinal, este dia repleto de soluços. Em estúdio, Pedro Lopes, médico de clínica geral, explicou o sucedido. “Os soluços são uma contração involuntária de um músculo que temos mais ou menos a meio do nosso tronco e que separa o tórax do abdómen, que é o diafragma.”

O médico revelou que, quando o diafragma se contrai involuntariamente e “há um encerramento das cordas vocais”, acontece o soluçar. A causa, no caso de Cláudio Ramos, pode não ter sido o mergulho na banheira de gelo, mas a ansiedade e o stress que sentiu antes de cumprir o desafio, assegurou Pedro Lopes.

“Ingerir bebidas com gás muito rapidamente ou fazer refeições mais volumosas” são as causas mais frequentes dos soluços. Porém, a ansiedade e o stress agudo também podem espoletar estes episódios.

 

Médico deixa alerta a Cláudio Ramos após 24 horas de soluços

 

O médico avisou ainda, no programa da TVI “Dois às 10”, que, quando os soluços “persistem mais de 48 horas, podem traduzir-se em situações mais graves”. Nesse caso, “devem motivar a procura de um médico”.

“Estive mais de 24 horas. Dói-me aqui”, queixou-se Cláudio Ramos, apontando para o peito. O médico revelou ainda que já teve pacientes com soluços durante várias horas e até meses, deixando Maria Botelho Moniz de boca aberta. Não existindo um medicamento, a resolução deste problema passa por “encontrar a causa” e tentar resolvê-la.

Cláudio Ramos confessou que se assustou quando pesquisou sobre o tema na Internet e apareceram causas como “tumor no estômago”. Porém, Pedro Lopes esclareceu que, nesses diagnósticos, os soluços permanecem durante largos períodos, em que é necessário consultar um médico.

 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: reprodução redes sociais
PUB