BRONCA! Ao contrário do que disse, chef Kiko NÃO VENCEU concurso da NASA

O chef de cozinha português alegou que tinha vencido um concurso promovido pela NASA… que nunca existiu. Conheça toda a história.

06 Mar 2019 | 11:10
-A +A

Na emissão do dia 12 de fevereiro d’O Programa da Cristina, o chef Kiko Martins invadiu, vestido de astronauta, o estúdio do matutino da SIC, onde disse ter vencido um concurso promovido pela NASA e que seria ele o autor da primeira receita a ser confecionada em Marte. No entanto, o concurso nunca existiu.

Durante a conversa com Cristina Ferreira, Kiko Martins disse ter participado no concurso, existindo agora a possibilidade de ir à final com outros quatro cozinheiros de todo o mundo para, depois, ser selecionada uma receita que seria enviada para aquele planeta. A notícia foi difundida em praticamente toda a imprensa, com o chef português a falar sobre o assunto em vários meios de comunicação social e até a ter enviado para as redações um press release, intitulado de «É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko».

Contudo, veio agora a saber-se que nunca houve qualquer concurso da NASA, nem que sequer alguma agência de exploração espacial tinha convidado Kiko Martins para um concurso gastronómico relacionado com Marte. Houve, sim, uma iniciativa culinária em Saragoça, indiretamente relacionada com o planeta vermelho, mas que fora organizada por entidades espanholas. E o chef português não foi o único vencedor.

 

Chef Kiko alterou mensagem nas redes sociais

 

Kiko Martins inscreveu-se na iniciativa espanhola La Patata Marciana, depois de ter sido abordado por um amigo. O chef falou com o Observador, em dezembro passado, contando esse preciso pormenor mas, depois, a sua versão pública passou a ser que tinha havido um convite feito pela NASA para participar num concurso para uma receita que iria ser cozinhada em Marte.

Kiko Martins alterou mesmo a sua mensagem no Instagram. Onde antes se lia «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA», passou a ler-se «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)».

La Patata Marciana foi promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, entidade afiliada da NASA, mas no site do concurso nunca sequer se fala na NASA. Esta iniciativa teve apenas efeitos mediáticos, de promoção de interesses dos organizadores, reconhece a entidade no site. Visto que as entidades organizadoras não associaram a iniciativa à NASA, os media espanhóis que noticiaram também não o fizeram.

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotografias: arquivo Impala e reprodução Instagram

PUB
Top