“Big Brother”: João Ligeiro abdicou de tudo pela mãe. Concorrente emociona o país

João Ligeiro tem sido um dos concorrentes mais queridos do público, fora da casa do “Big Brother”, da TVI. Jovem de 26 anos contou a sua história de vida na gala deste domingo, 26 de setembro

27 Set 2021 | 15:25
-A +A

João Ligeiro, de 26 anos, apresentou a curva da vida no ‘Big Brother’, este domingo, dia 26 de setembro. O serralheiro de profissão não controlou a emoção ao recordar o momento em que desistiu da carreira para apoiar os pais.

“Aos oito anos entrei para o Andebol. Aos meus 13 anos, fui chamado pela primeira vez à seleção nacional e aos 14 anos, o Sporting convidou-me para ir jogar para lá. Eu percebi que ali, era o inicio de um sonho que eu nunca pensei algum dia concretizar”, começou por explicar.

Mas o sonho acabou aos 21 anos: “O meu pai teve um acidente de automóvel. Ia no carro da empresa, não tinha seguro e foi declarado culpado. Olhei nos olhos da minha mãe e percebi que algo se passava. Nunca tinha visto a minha mãe nesse estado”.

Nessa altura, os pais foram obrigados a desfazem-se da casa para qual trabalharam a vida toda. Um momento muito duro para João. “Eu estava a empacotar basicamente o meu passado e dentro daquele passado estava um sonho que durou pouco. Não foi muito fácil para mim”, referiu.

E foi aí que optou por desistir do seu sonho para ajudar os progenitores. “Dirigi-me ao Sporting, falei com o diretor e disse que queria rescindir o meu contrato. Tinha que voltar para Benavente porque havia algo mais importante. Se eu não o tivesse feito, se calhar, ela [a mãe] estaria muito pior. Não conseguia comer em condições, estava completamente perdida e eu sabia que só o facto de estar em casa e de ela me poder ver todos os dias já a ia deixar mais feliz”, contou, para depois acrescentar que nunca demonstrou o que sofria por dentro.

Mas o futuro não foi muito melhor. João voltou para a sua terra natal e a namorada, que tinha na altura, terminou tudo por mensagens. “Nunca mais a vi na vida”, referiu. Um momento difícil que levou o concorrente do Big Brother a deixar de gostar de si próprio. “Deixei de gostar de me olhar ao espelho, deixei de me sentir vivo (…) estava completamente destruído”.

 

João Ligeiro do “Big Brother”: “Já não acredito muito [no amor]”

Mais tarde recomeçou a sua vida. Começou a trabalhar como serralheiro e conheceu uma nova pessoa que lhe fazia violência psicológica. Hoje em dia, João garante não acreditar no amor. “Já não acredito muito [no amor].”

Já em estúdio, depois de se ouvir a curva da vida, Manuel Luís Goucha e Cláudio Ramos falaram com a mãe do concorrente. “Alguma vez se sentiu culpada [de ele ter abdicado da carreira]?”, questionou Goucha. “Não, porque eu não sabia que ele tinha dado este passo. Disse-me sempre outra história” alegando uma mudança de direção. “Só agora é que soube”, contou, visivelmente emocionada.

“Como se sente?” voltaram a perguntar. “Mal”, disse. Contudo, orgulhosa. “Se não fosse ele, eu não estava cá. Estou cá neste mundo por ele, embora o  pai não tenha culpa nenhuma do que aconteceu. Foi ele que me deu força para continuar. A mim e ao pai”, rematou.

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram e DR 
PUB