António Costa não fez o teste à covid-19. E explica porquê

Ao contrário do presidente da República, António Costa não fez o teste à covid-19. O primeiro-ministro esteve nas manhãs da TVI e respondeu a algumas perguntas dos portugueses.

10 Abr 2020 | 12:59
-A +A

António Costa revelou a Manuel Luís Goucha porque é que não fez o teste à covid-19. «Não fiz porque não tenho sintomas, porque não tenho estado em contacto com pessoas de risco. Não tendo sintomas, não estando em contacto com pessoas de risco, nao vou estar a consumir um teste que só me satisfaz fugazmente a minha curiosidade. O que é que o teste diz? Que não estou positivo neste momento», afirmou o primeiro-ministro.

Antónia Costa, de 58 anos, não faz parte dos grupos de risco, mais suscetíveis a serem contaminados pelo novo coronavírus e a terem sntomas. Já o presidente da República, de 71 anos, não só faz parte de um grupo de risco como esteve em contacto, no início de março, com um grupo de alunos de uma escola à qual pertencia um jovem infetado pelo novo coronavírus.

Marcelo Rebelo de Sousa fez, na altura, o teste e esteve de quarentena em casa, em Cascais. Esta semana, o presidente da República revelou, em entrevista à Antena 1, que se submeteu a um teste serológico para avaliar a sua imunidade à covid-19, teste esse que deu negativo. Ou seja, o chefe de Estado pode ainda contrair a doença.

Confiante na renovação do estado de emergência

No próximo dia 17 de abril termina mais um período de estado de emergência nacional. António Costa acredita que, nesse dia, o presidente da República irá prolongar esta medida excecional por mais 15 dias. O primeiro-ministro acredita que tal é essencial para que o país ultrapasse a fase mais crítica da luta contra o novo coronavírus.

«Ficaria surpreendido se, na próxima semana, o senhor presidente da República não renovasse o estado de emergência. Seria um sinal errado de que o podemos começar a aliviar. Este é o momento mais difícil, em que o custo das restrições se começa a sentir de forma mais dura. Quanto mais nos focarmos agora, mais cedo dos libertamos das restrições», disse o chefe do governo português.

O Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal desta sexta-feira, dia 10 de abril, contabiliza 15.472 pessoas infetadas com covid-19. O número de mortes no País subiu para 435. O número de recuperados sobe para 233.

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais

 

Veja mais:
António Costa revela como mantém a mãe em casa: «Tem sido hiper-disciplinada»
Miguel Sousa Tavares arrasado após entrevista a António Costa: «Dava para chefe da PIDE»

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

PUB