Ana Sofia Martins fala sobre nova novela: «Dou por mim a ganhar uma enorme raiva»

Foi no típico Pateo Alfacinha, em Lisboa, que a atriz assinalou regresso à ficção na apresentação de Quer o Destino. A estreia da novela está para breve, mas Ana Sofia ‘abandona’ projeto em breve.

09 Fev 2020 | 9:10
-A +A

A bela e elegante atriz está de volta ao pequeno ecrã para conquistar o público com a sofrida Carla Isabel, em Quer o Destino. No evento que marcou a apresentação da nova história da TVI, a TV 7 Dias falou com a atriz, que nos revelou quem é esta personagem. «A Carla é vítima de violência psicológica
no casamento e, sem querer julgar as mulheres que passam por algum tipo de violência doméstica, é sem dúvida uma realidade duríssima. Quando estou a ler as cenas, dou por mim a ganhar uma enorme raiva, nomeadamente ao marido, que é horrível», começou por contar, acrescentando: «Por isso, nem quero imaginar o que será passar por isso na vida real. Espero ajudar essas mulheres, pois às vezes as novelas servem também para isso, para retratar a realidade de algumas pessoas. Sinceramente, desejo que a Carla tenha esse efeito nas mulheres que sofrem.»

No entanto, o drama da sua personagem continua, com Carla a ser vítima de racismo por parte da sogra, Catarina (Maria José Paschoal). Contudo, a abordagem deste tema não é uma novidade para Ana Sofia Martins. «Todas as novelas em que entro abordam o racismo. A Carla vai passar por situações que me doem na pele, criam-me revolta, mas não posso pô-la cá para fora, se não vou estar a descredibilizar o meu trabalho», salientou. Assumindo categoricamente que não se identifica de forma alguma com o papel de Carla, até porque defende que tem ‘pelo na venta’ e que nunca permitiria que isso lhe acontecesse, Ana Sofia Martins não esconde o orgulho por fazer parte desta história, onde vive de perto, uma vez mais, a maternidade.

«Voltar a ser mãe, mais uma vez, na ficção é maravilhoso porque os meus filhos portam-se muito bem», revelou. Contudo, a atriz ainda só se vê nesse papel na ficção. «Tenho esse sonho, mas não pretendo concretizá-lo em breve, agora é a carreira. O meu marido [N. R.: o músico David Fonseca] também não me pressiona, porque tem dois filhos, e se não há pressão de lado nenhum, vou com calma.»

«Deixo a porta aberta»

Aos 33 anos, Ana Sofia Martins tem em mãos um «desafio do caraças», como a própria o assumiu de forma bastante orgulhosa. No entanto, além da brilhar na representação nacional, a atriz quer «voar» a nível internacional e apostar numa carreira lá fora. Assim, quando questionada sobre se Quer o Destino é a sua última novela para a TVI, respondeu de forma perentória: «O que eu quero, neste momento, é liberdade para ir para Londres, e não estando tão presa a um canal, é melhor. Porém, não quer dizer que não venha a fazer algumas participações. Já falei com o Nuno Santos sobre as minhas intenções e a porta fica aberta, é o que vos posso dizer», confidenciou. Um sonho que a atriz vai abraçar muito em breve: «Deixo de gravar em março e viajo logo para Londres no dia 15. Vou ficar uma temporada grande por lá, é o que faz sentido neste momento. O meu agente já está à minha espera, tenho agendadas reuniões com diretores de castings», adiantou.

Textos: Mafalda Dantas e Sónia Antunes Rodrigues; Fotos: DR e Arquivo Impala
Veja também:
Ana Sofia Martins sobre o desejo de ter filhos: « O meu marido não me pressiona»
Ana Sofia Martins e Pedro Teixeira são os protagonistas da nova novela da TVI!

PUB