Ana Bustorff pondera desistir da carreira de atriz: “Penso muitas vezes”

Ana Bustorff está na novela “Lua de Mel”, da SIC, mas todos os dias põe em causa o seu futuro na representação: “Não há um único dia em que não pense nisso”.

06 Ago 2022 | 16:50
-A +A

Aos 62 anos, Ana Bustorff é um rosto bem conhecido do público e conta com um vasto currículo na ficção, nomeadamente em projetos cómicos. Recentemente, a atriz integrou o elenco de “Festa é Festa”, na TVI, e atualmente dá vida a Guadalupe Ruiz, na novela “Lua de Mel”, na SIC. “Está a ser incrível. Pertenço ao núcleo cómico, mas é um cómico feito muito à seria também. Depois, tenho a sorte de ter dois filhos maravilhosos, o António Camelier e o Rui Santos. Somos uns grandes bandidos. Eu, a mãe, sou a chefe da quadrilha”, começou por dizer à TV 7 Dias.

“No início, até nos disseram na brincadeira que tínhamos que ser feios, porcos e maus. Este tipo de trabalho só se consegue com uma grande união. O nosso núcleo funciona como se fossemos um. Trabalhamos os três em conjunto, em comédia é muito importante haver essa ligação entre os atores. Se o trio não funcionar, nada funciona. O desafio e o cuidado também foi muito esse. Além de que somos amigos e gosto muito deles”, disse ainda Ana Bustorff.

Ao contrário de grande parte do elenco de “Lua de Mel”, que transitou de novelas anteriores com as mesmas personagens, a de Ana Bustorff foi criada de raiz. “Estou muito feliz, voltei a reencontrar pessoas que não via há imenso tempo e o nosso núcleo surge como novo, o que eu fico muito agradecida. Toda a equipa funciona muito bem,” afirmou.

Ana Bustorff fala sobre audiências

Antes deste projeto, Ana Bustorff esteve a trabalhar na TVI e voltou agora para as novelas da SIC. “Estive em ‘Festa é Festa’, que é um projeto que guardo com grande carinho. Tive o privilégio de contracenar com a Maria do Céu Guerra e foi incrível. Ela, além de ser uma grande atriz, é uma senhora com uma categoria absolutamente extraordinária. Diverti-me imenso. Além de fazer as coisas com profissionalismo e brio, é bom quando nos conseguimos também divertir”, disse, acrescentando: “Estive também no ‘Para Sempre’. Eu trabalho onde me dão trabalho, nunca tive exclusividade com nenhum canal. Eu gosto de trabalhar seja onde for.”

A atriz não esconde que é indiferente às guerra entre canais e às audiência: “No meu caso preocupo-me com o que faço no momento. Não posso estar preocupada a com as audiências quando faço o meu trabalho. Não é esse o meu papel, é bom que tenha audiências, pensamos sempre que vai correr bem, mas nem sempre é como esperamos. Eu só quero ser atriz não sou especialista em audiências.”

No entanto, Ana Bustorff assume que é rigorosa e crítica com o seu desempenho. “Em relação a mim, sou sempre muita crítica, há sempre defeitos, as coisas nunca estão fechadas, nem na vida, nem no trabalho. Os anos de experiência só servem para nos sabermos lidar com coisas novas que aparecem e aprender também os atores mais novos.”

Ana Bustorff pensa muitas vezes em desistir da carreira

As gravações de “Lua de Mel” já terminaram e a atriz está agora dedicada a outros projetos. “Tenho uma pequena participação numa novela, alguns espetáculos de teatro previstos, tenho uma participação na série ‘Rabo de Peixe’, para a Netflix. A Netflix é ótimo para nós, atores, pois abre mais portas e podemos ser vistos em qualquer parte do mundo. Quanto mais oportunidades tivermos melhor.”

Apesar de já ter uma carreira consagrada, Ana Bustorf não esconde que a instabilidade da profissão já a fez pensar desistir. “Não há um único dia em que não pense nisso, sou muito irrequieta. Não tem só a ver com a instabilidade da profissão, penso muitas vezes se será este o meu caminho. Eu penso que podem haver outros caminhos de vida, de viver”, disse, acrescentando: “Fiz o primeiro ano do curso de Biologia, que é uma coisa que me interessa muito, mas interessa-me tudo o que é ligado às pessoas. Tenho um projeto com crianças em São Tomé e Príncipe, de voluntariado, e dá-me muito prazer. Interessa-me ajudar e fazer outras coisas. Nós somos mais que uma coisa. Há muita coisa para fazermos, com novas experiências e muito para viver.”

Texto: Neuza Silva; Fotos: Impala
PUB