Alberta Marques Fernandes chocada com Miguel Sousa Tavares: “Ordenado de 2700 euros”

Alberta Marques Fernandes incrédula com questão de Miguel Sousa Tavares a António Costa: “Um jovem altamente qualificado que receba 2700 euros….”

07 Set 2021 | 11:50
-A +A

Miguel Sousa Tavares entrevistou esta, segunda-feira (6) o primeiro-ministro, António Costa na TVI. A conversa entre os dois começou com uma correção do jornalista a António Costa quando o primeiro ministro disse que era a terceira vez que se encontravam. Miguel Sousa Tavares disse de imediato que era a segunda, acabando por dar razão seguida a Costa. Desde o início da pandemia, António Costa foi entrevistado pelo jornalista três vezes: A primeira em março de 2020, a segunda em outubro e a terceira, esta segunda-feira.

Na entrevista onde temas importantes para o país foram abordados, António Costa admitiu que iria mexer nos escalões de IRS, salientou a necessidade de atrair jovens qualificados para a vida ativa e admitiu que aquele que foi o grande esforço e mudança nos últimos 25 anos, subida do nível de conhecimento das pessoas, não teve um acompanhamento empresarial. “É por isso que o nível de desemprego juvenil está muito acima daquele que é a taxa de desemprego geral”, diz.

E é aqui que Miguel Sousa Tavares faz uma pergunta que gerou muitas críticas, incluindo a da jornalista Alberta Marques Fernandes. “Senhor primeiro-ministro, posso fazer um parêntesis? O senhor fala muitas vezes da geração mais qualificada de sempre. Imagine um jovem, altamente qualificado, que vai para o mercado de trabalho e pagam-lhe aquilo que, para nós é um belo salário, 2.700 euros. Por mês”. António Costa interrompe-o de imediato: “Não pagam. Infelizmente não pagam.”

Miguel Sousa Tavares continua: “Não pagam, mas vamos imaginar que pagam. O seu ministro das Finanças fica-lhe com 40% disto, o que dá, de facto, 1.400 euros limpos. Dos quais ele vai pagar mil euros por um T1 em Lisboa. Restam-lhe três hipóteses: ou vive com 400 euros, ou vive em casa dos pais; ou vai-se embora.”

António Costa refuta tais contas e responde que esse valor infelizmente não corresponde à realidade, e que esse jovem altamente qualificado não tem como primeira oferta de emprego esse salário.

A jornalista da RTP, Alberta Marques Fernandes  mostrou-se incrédula com a pergunta e desabafou no Twitter.

 

Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?“, questionou Alberta Marques Fernandes.

Mas não foi a única. Também o jornalista Daniel Oliveira comentou com ironia: “No país de Moedas, preocupado com o jovem que compra uma casa de 250 mil euros”.

Entrevista de Miguel Sousa Tavares e António Costa

António Costa assume que escalões de IRS vão sofrer alterações. “Há dois escalões que têm de ser mexidos, um é o terceiro escalão, que está entre os 10 mil e os 20 mil euros, que é uma enorme diferença; e depois é o sexto escalão que é o dos rendimentos que vão desde os 36 mil euros a 80 mil euros”, assumiu.

 

Texto: Ana Lúcia Sousa
Veja também:
Tino de Rans ‘obrigado’ a corrigir Miguel Sousa Tavares em direto e torna-se viral!
Miguel Sousa Tavares não contém as lágrimas com mensagem especial do filho

PUB
Top