Abuso sexual na infância: José Carlos Malato revela: “eu perdi tudo”

José Carlos Malato abordou um tema delicado esta quinta-feira, 30 de setemebro. Apresentador falou em abuso sexual na infância e recebeu onda de apoio

01 Out 2021 | 11:55
-A +A

José Carlos Malato escreveu um texto sobre abuso sexual na infância e deu a entender que tinha sido molestado em criança. O apresentador da RTP1 recebeu várias mensagens de apoio de caras conhecidas e fãs anónimos.

Na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, José Carlos Malato publicou um texto nas redes sociais. “Pessoal, pergunta só para quem adora um bom quiz. Com que idade foi molestado sexualmente pela primeira vez? A) 4 anos; B) 8 anos; C) 10 anos. Quem acertar não ganha nada. Porque, nessa altura, eu perdi tudo. Um abuso condiciona a saúde mental para toda a vida”.

A acompanhar este texto, o apresentador escreveu como legenda: “Quem sofre não está sozinho. Grande empatia para quem passou pelo mesmo. Vale mais dizer do que calar. Acreditem. A dor tem de ser repartida por todos. Porque todos têm culpa. Menos nós”.

Rapidamente, a página de Instagram de José Carlos Malato encheu-se de comentários. Alexandra Lencastre partilhou um emoji em forma de coração, Joana Teles escreveu: “Um xi-coração eterno”, enquanfto Luísa Ortigoso enviou ao amigo “um abraço apertado”. Felipa Garnel deixou vários corações e Filipa Gomes enviou “um beijo no coração”.

Um dos internautas respondeu à pergunta, dizendo entre os oito e os 10. José Carlos Malato escreveu “quatro”, dando a entender que foi molestado quando tinha essa idade. “Obrigada pela partilha e pela coragem que nós, vítimas, precisamos da força uns dos outros”, respondeu a mesma seguidora.

“Sinto tanto… E não estás só”, “Abraço gigante, meu querido”, “Coragem! Muito respeito por si” e “Obrigada pela partilha. Também passei por essas coisas” são apenas algumas das muitas mensagens recebidas pelo apresentador.

 

José Carlos Malato acusa padres de andarem em “sites de engate”

José Carlos Malato, de 57 anos, usou as redes sociais para lançar um alerta que envolve padres. Em reação a uma notícia envolvendo um sacerdote, o apresentador da RTP acusou párocos de não cumprirem o celibato, deixando um pedido à Igreja Católica: “Acordem! Investiguem!”.

“Mas só a igreja é que não sabe que os padres têm perfis nos sites de engate? E que têm uma vida sexual ativa?”, escreveu José Carlos Malato, no InstaStories, ferramenta do Instagram.

Desassociado há mais de 30 anos das Testemunhas de Jeová, organização religiosa à qual se tinha ligado por causa da mãe, o rosto do entretenimento da televisão terminou: “Sepulcros caiados!”.

Veja tudo aqui.

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais

 

PUB